logo_fundo_preto congresso
sbgan_mod3
Menu Lateral
 

 

 

/tr>

 

Inscrição para 2o. Concurso Escoffier

2o. Concurso Escoffier de Gastronomia

Coordenação - Chef Jorge Monti de Valsassina

Apresentação

A Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição – SBGAN estará homenageando um expoente da área de gastronomia e nutrição para a segunda versão do Concurso de Gastronomia e o escolhido foi Georges-Auguste Escoffiernasceu em 1846 e morreu em 1935. Era um chefe francês, um restaurateur e escritor de vários livros de culinária. Deixou expressiva contribuição com o livro “Le Guia Culinaire” em 1902, com 5000 receitas, além de ser conhecido pelo método de organizar as cozinhas onde trabalhou pelo sistema de brigadas e criar o Serviço à Francesa e do Serviço à La Carte.
 
 
Organizador
 
A Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição – SBGAN, com sede na Avenida Água Fria, 640 cj 03, organiza em 2012, dentro do evento 5º. Congresso Latino Americano de Gastronomia e Nutrição, um concurso intitulado ‘2º Concurso Escoffier de Gastronomia’.
 
 
Comissão Julgadora
 
Será formada por profissionais da área de gastronomia e nutrição, designada pela SBGAN e Associação Brasileira de Alta Gastronomia – ABAGA que será o apoiador dessa ação.
Contará também com um presidente de mesa cuja avaliação será exclusivamente em caso de empate entre os candidatos.
A Comissão Julgadora irá avaliar e selecionar as receitas enviadas, bem como escolher os finalistas do ‘2º Concurso Escoffier de Gastronomia’.
 
 
Participantes
 
O ‘2º Concurso Escoffier de Gastronomia’ está aberto aos interessados brasileiros e estrangeiros e terá a seguinte categoria:
 
ESTUDANTES: de qualquer ano ou semestre de cursos técnicos ou de nível superior e pós-graduação, das áreas de nutrição, gastronomia, hotelaria e outras à fins, inscritos no 5º. Congresso Latino Americano de Gastronomia e Nutrição, com idade mínima de 18 anos, matriculados regularmente até março de 2012;
 
Objetivos
 
 
Este concurso visa estimular a criatividade gastronômica, a exaltação dos sentidos em consonância com os aspectos dietéticos e nutricionais expressados no preparo de um Prato de Entrada - FRIA.
 
Normas para envio de receitas
  • Data limite para a postagem: 30 de março de 2012 - Impreterivelmente (CARIMBO DO CORREIO).
  • O autor da receita deverá estar inscrito no 5º. Congresso Latino Americano de Gastronomia e Nutrição.
  • Cópia do comprovante de pagamento da inscrição para o 5º. Congresso Latino Americano de Gastronomia e Nutrição deverá ser anexado aos dados do inscrito tais como: nome completo, email, endereço completo com CEP, cidade e estado, telefone fixo e celular com DDD, instituição de ensino, semestre cursando.
  • Para a categoria estudante deve ser enviada cópia do comprovante de matrícula em 2012, emitido pela instituição de ensino e poderão participar alunos de qualquer semestre.
  • Cada participante poderá enviar somente UMA receita para a apreciação.
  • O original da receita deverá ser enviado em CD e mais 4 cópias impressas para : Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição, à Av. Água Fria, 640, cj 03 – Água Fria – São Paulo - SP, sendo que 3 das cópias impressas deverão vir sem identificação do autor.
  • Todas as receitas deverão conter endereço para correspondência, telefone e e-mail do inscrito.

Normas para desenvolvimento, redação e formatação da receita
  • A receita deverá ser de uma entrada fria que contenha qualquer quantidade de itens, porém somente DOIS INGREDIENTES COZIDOS. Não será considerado cozido nenhum ingredente industrializado, por ex: milho em conserva. Cozido no local do concurso: produto in natura que passará por processo de cocção podendo ser grelhado, cozido ou outro tipo de cocção.
  • A receita deverá ser impressa em impressora laser ou jato de tinta, fonte 10, ARIAL (máximo de 2 folhas), espaço simples, colorida (foto) respeitando os limites especificados.
  • Escrever o nome da receita com letras maiúsculas, negrito, logo abaixo do limite superior e sem margem à esquerda.
  • Na linha abaixo (com dois espaços após o nome da receita) nome do autor, instituição e e-mail de contato.
  • O nome do autor deverá iniciar pelo sobrenome, seguido do nome (ex. Oliveira, Mario Pinheiro.), Não colocar nenhum destaque nos nomes e não colocar titulações.
  • Logo após o nome do autor, escrever o nome da instituição de ensino.
  • Na receita deverão constar de forma obrigatória, os seguintes itens: ingredientes por ordem de uso, em medidas padrão para uso culinário como xícara, colheres, ou em peso ou volume; modo de preparo; rendimento para 8 porções individuais; valor nutricional por porção com proteínas, gorduras totais e valor calórico.
  • Centralizado, na parte inferior logo após o término da receita, deverá ser colocada a foto da receita, colorida, em formato paisagem ou retrato, não ultrapassando 7 cm x 10 cm.

Normas para aprovação das receitas
  • As receitas que forem postadas após 30 de março de 2012 (carimbo do correio) não serão aceitas;
  • Somente serão aceitas receitas enviadas por correio, excluindo-se e-mail e fax.
  • O participante concorda desde já no uso de seu nome, voz e imagem, exclusivamente na comunicação do concurso, seus resultados ou outro tipo de divulgação relacionada ao tema, bem como cede desde já os direitos autorais da receita na integra ou em parte para a Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição - SBGAN, que poderá utilizá-la por prazo indeterminado, para os fins que achar necessário, inclusive publicação de livros.
  • A Comissão Julgadora numa primeira etapa avaliará e selecionará as receitas, confirmando ou não sua aceitação, em caráter irrevogável. Serão selecionadas para a etapa final seis receitas da categoria ESTUDANTE considerando-se os critérios já mencionados e também apresentação (avaliada pela foto) criatividade, originalidade, harmonia e adequação nutricional.
  • As receitas não serão devolvidas para correção.
  • As receitas que não atenderem as normas não serão aceitas.
  • Os finalistas serão informados por e-mail até o dia 07 de abril de 2012.

Normas para apresentação das receitas finalistas
  • Os finalistas irão preparar suas receitas no dia 13 de abril sendo assim distribuídos:
Por sorteio, do 1º. ao 6º. Finalista para inicio (13h30) pelo primeiro e 30 minutos após o segundo e assim sucessivamente até o 6º. Finalista.
  • Entre cada um dos finalistas será dado um intervalo de 30 minutos para iniciar o preparo da receita de tal modo que após 1 hora e 30 minutos do início, o finalista deverá estar com sua receita pronta para servir a Comissão Julgadora.
  • O finalista deverá chegar 1 hora antes do horário previsto, implicando em automática desclassificação aquele que atrasar, sendo tolerados 10 minutos de atraso.
  • Dúvidas que a Comissão Julgadora tenha em relação ao preparo da receita, estas serão tiradas durante a preparação dos pratos.
  • A Organizadora do 2º Concurso Escoffier de Gastronomia’ fornecerá um box por participante com bancada de inox e fogão de placa de 2 bocas. A voltagem no local é 110w e 220w. Os ingredientes ou qualquer outro material necessário para a elaboração das receitas como facas, colheres, panelas, etc deverão ser providenciados pelo finalista que poderá trazer um auxiliar (NÃO OBRIGATÓRIO) que também deve ser estudante de gastronomia, hotelaria ou nutrição – comprovado por boleto da instituição de ensino ou outro documento comprovatório (apresentar documentos originais antes do inicio do concurso) - a falta de comprovação de que o assistente é aluno implicará em sua NÂO participação, ficando o finalista sem o auxiliar.
  • O Toque Blanche será fornecido pela Organizadora do 2º Concurso Escoffier de Gastronomia’.
 
Dos critérios de seleção para premiação
  • As três receitas escolhidas na categoria estudante serão avaliadas considerando-se os seguintes critérios:
- boas práticas de higiene durante o preparo da receita – 20 pontos
- apresentação – 10 pontos
- criatividade e originalidade – 10 pontos
- harmonia de sabor – 20 pontos
- fidelidade da prática a receita escrita – 10 pontos

 

Dos prêmios

  • A Comissão Julgadora premiará as três receitas escolhidas para o primeiro, segundo e terceiro colocado respectivamente, na categoria estudante. A entrega será no mesmo dia (13/04) às 18hs.
  • Receberão ainda como prêmio:
1º. Lugar: Curso intensivo de 1 semana na Escola Mausi Sebess na Argentina* (cocinero, panadero ou pastelero) em janeiro 2013 + kit de produtos dos patrocinadores
2º. Lugar: Kit de produtos dos patrocinadores
3º. Lugar: Kit de produtos dos patrocinadores
São patrocinadores: Mate Leão, Gomes da Costa, Castelo Alimentos e Di Salerno!
  • Serão entregues certificados aos seis finalistas.
  • As premiações são pessoais e intransferíveis e não reembolsáveis
Considerações gerais
  • As escolas representadas por seus acadêmicos receberão certificado de participação que será entregue no dia 13 de abril antes da apresentação dos ganhadores do concurso.
  • A Organizadora do 2º Concurso Escoffier de Gastronomia’ reserva-se o direito de anular o concurso em caso de força maior, eximindo-se de qualquer tipo de ônus.
  • As premiações serão divulgadas posteriormente no site da Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição. 
  • As despesas com passaporte para os estrangeiros, passagens aéreas ou outras, traslados, refeições (exceto os inclusos na inscrição ao congresso) e hospedagem para a realização da etapa final correrão por conta única e exclusiva do participante escolhido.
  • Na impossibilidade de um dos finalistas não puder comparecer será chamado àquele que ficou em colocação subsequente e assim por diante.
  • Ao término da prova, a Organizadora se reserva o direito de realizar inventário nos itens cedidos.
 
 
 *Não inclui: passagem aérea, transporte terrestre, refeições e hospedagem ou quaisquer outras despesas além do curso. A PREMIAÇÃO É PARA UM CANDIDATO.

voltar

Nova pagina 1

 

 

 

 

Desenvolvido por NeoMarket & Makertecnologia.com

 Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.